Search

Economia da cooperação: valor além dos números

Compartilhe

Todo início de ano, temos o costume de fazer uma análise sobre aquilo que conquistamos ao longo dos últimos 365 dias e o que planejamos para os próximos meses. Primeiro, fazemos um balanço daquilo que conseguimos calcular, e depois, uma análise que vai além dos números. Para mim, como diretor executivo da Viacredi, é um momento de compreender o impacto econômico e social gerado pela cooperativa, que tem o compromisso de fomentar oportunidades para as pessoas e comunidades envolvidas, por meio de conexões econômicas e sociais.  

Na Viacredi, chamamos essa análise de “Economia da Cooperação”, que na sua forma mensurável, calcula quanto os cooperados economizaram ao utilizar os produtos e serviços da cooperativa ao longo do ano. Isso engloba as tarifas e juros economizados, além dos rendimentos recebidos, quando comparados a outras instituições financeiras. Também somamos os juros ao capital e a distribuição dos resultados (as sobras). Dessa forma, temos uma informação mais clara e direta sobre o quanto as pessoas ganharam e deixaram de gastar, graças à participação na cooperativa. Para termos uma ideia, em 2023 esse número ultraa os R$ 2 bilhões.

Porém, o impacto da “Economia da Cooperação” vai muito além dos números e daquilo que podemos medir a curto prazo. Ele pode ser comparado ao movimento de uma roda que não para de girar, trazendo um conjunto de benefícios contínuos que impulsionam o desenvolvimento integral dos cooperados e comunidades.

Por isso, podemos dizer que a “Economia da Cooperação” tem um poder multiplicador e contribui no fortalecimento de toda a cadeia econômica, em especial, daqueles que estão na base da pirâmide social. Este impacto, da permanência da riqueza com as pessoas e no lugar onde elas vivem, tem um efeito exponencial, em que todos ganham e se fortalecem mutuamente. É o cooperativismo posto em prática. 

Nesse contexto, podemos afirmar que na “Economia da Cooperação” a equação 2 + 2 resulta em números que podem ser maiores que a soma das partes iniciais, pois a renda gerada se multiplica em novas oportunidades e novos ganhos. E para que tudo isso seja possível, a Cooperativa desempenha um papel fundamental, oferecendo soluções financeiras que atendam às necessidades de seus cooperados e, sobretudo, oferecendo e às pessoas, atuando como um meio transformador no desenvolvimento das comunidades onde está inserida. 

Este impacto é percebido nas inúmeras histórias de vida transformadas, nos sonhos realizados e em cada oportunidade gerada. Afinal, o nosso objetivo não é fortalecer apenas a economia, mas também os laços que nos unem. Queremos crescer juntos, investindo no desenvolvimento pessoal e coletivo dos nossos cooperados.

Acreditamos firmemente que, ao agir assim, colocamos em prática o nosso compromisso de criar um futuro melhor e mais próspero para todos. Essa é a essência e o real valor da “Economia da Cooperação”: um compromisso genuíno com o bem-estar de todos.

Compartilhe

diretor executivo da Viacredi

Leia também