A Loopert, fundada em 2022, em ville, vem se consolidando como uma das principais soluções tecnológicas para viabilizar a sustentabilidade financeira das rádios brasileiras.
Criada pelo empresário João Konflanz, com mais de 20 anos de experiência no setor, e pelo especialista em desenvolvimento de software, Lucas Caresia, a startup surgiu da necessidade de adaptar o rádio às novas dinâmicas do mercado publicitário digital.
Com foco em métricas de audiência e novas formas de monetização, a startup oferece uma plataforma que conecta emissoras e anunciantes, transformando a relação entre conteúdo e receita no setor de radiodifusão.
“O rádio ainda é um meio extremamente poderoso e confiável, mas precisava de ferramentas que o conectassem à lógica e às oportunidades do digital. Nosso propósito é esse: fortalecer o rádio com inteligência, dados e faturamento”, explica João.
Um dos casos mais expressivos da eficácia da solução é o da 89FM ville. Primeira emissora a adotar o Metrics, a rádio registrou um aumento de mais de 1000% em seu faturamento digital. O novo modelo de negócio adotado, baseado na venda de pacotes mínimos de inserções digitais, ampliou significativamente o inventário comercial e atraiu novos anunciantes, inclusive de pequeno porte.
“O que antes era uma mídia de difícil mensuração digital agora se torna um canal eficiente, com dados em tempo real, relatórios automatizados e novas fontes de receita. E isso muda tudo para uma emissora que quer crescer com segurança e inovação”, complementa.
Atualmente, a startup atende 110 emissoras em 5 estados e já viabilizou a entrega de mais de 2 milhões de inserções digitais.
Com uma atuação que já impacta milhões de ouvintes em todo o país, a startup também chama atenção do mercado de tecnologia e investimento. Entre seus apoiadores está o empresário Jardel Cardoso, fundador da Credipago, Versi e Billor, que hoje figura como investidor estratégico da startup.
A Loopert conta também com os experientes empresários Carlo Huinka e Jorge Fernandes. Os dois viram uma oportunidade de investimento devido ao potencial inovador no mercado.
A expectativa da Loopert é de que o faturamento dobre até o final de 2025, refletindo o crescimento acelerado da operação.
“Iniciamos com mais dúvidas do que certezas, mas o mercado nos mostrou que estamos no caminho certo. As emissoras precisam de inovação, e nós estamos aqui para entregar isso de forma prática e ível”, ressalta o CEO da startup catarinense.