Search

Não há liderança sem comunicação

Foto: divulgação.

Líderes que dominam a arte de se expressar com clareza conseguem inspirar, alinhar expectativas, mediar conflitos internos e reduzir ruídos de comunicação. Um bom líder fortalece a união entre os membros da equipe.

Quando ele fala com objetividade, empatia e propósito, não apenas transmite informações, mas também influencia, engaja e motiva. Essa habilidade de se comunicar com impacto abre portas para novas oportunidades e contribui diretamente para o aumento de sua credibilidade e autoridade dentro da organização. Quando um líder supera seus medos e toma a rédea da comunicação, o impacto positivo na carreira é inevitável.

Quem almeja conquistar o papel de líder precisa saber desenvolver habilidades que são cruciais na atualidade. A primeira delas é a Escuta Ativa.

Tal habilidade, alinhada à empatia, a por eu ‘ser ou outro’ e não apenas ‘se colocar no lugar do outro’. Escutar, de verdade, é expressar qualquer sentimento e resposta, nem que seja: “desculpe, meu amigo, não sei nem o que dizer em uma hora dessa, mas que bom que compartilhou comigo”. Responder por responder é apenas querer ‘livrar-se’ do outro.

Líderes que não ‘escutam’ não entendem de gente, e consequentemente, de negócios. Quando ignoramos o que o outro tem a expressar, tapamos os ouvidos para crescer, compartilhar, trocar e crescer junto com o nosso liderado.

O líder precisa, antes de mais nada, dominar a arte de se autogerenciar, tendo disciplina, inteligência emocional e um guia claro de onde pretende chegar. Seus sonhos e objetivos precisam estar alinhados com o propósito de vida pessoal e profissional.

Ser líder de si mesmo é ter consciência de cada ação a ser tomada na caminhada da vida, conhecer seus pontos fracos e fortes, para tomar decisões acertadas com os seus propósitos. Quando ele assume o controle e a liderança da própria vida, não age por impulso, se adapta rapidamente às mudanças, tem metas claras e atingíveis e mostra uma confiança natural.

Um líder bem-preparado sabe lidar com as emoções dentro e fora da empresa e mesmo ando por dificuldades pessoais, não se abala e segue a missão de liderar pessoas no trabalho. Equilíbrio emocional e autoconhecimento andam juntas com as técnicas de comunicação. Para liderar é preciso comunicar com essência, sem deixar de lado seu estilo, emoções, sentimentos e identidade.

Sobre este tema falaremos mais na Expogestão 2025.

Compartilhe

Especialista em comunicação, mentor, professor de oratória, assessor de imprensa e palestrante.

Leia também